COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
BRASIL MELHOR
Na vida tudo pode mudar, rapidamente. Mas, a conjuntura atual permite prever que Bolsonaro, generais e demais golpistas serão presos, a famigerada Lei Magnitsky não impedirá que se faça justiça no Brasil, o tarifaço não levará a economia nacional ao caos, o Brics derrotará o imperialismo e a democracia social vencerá com a reeleição de Lula. Melhor dos mundos.
AXÉ, DEMOCRACIA
É como diz aquela memorável marchinha do Carnaval da primeira metade do século passado. “Está chegando a hora” para Bolsonaro e os outros sete réus da trama golpista, o núcleo crucial. O STF deve decidir, na sexta-feira, se os condena ou absolve. A tendência é condenar todos os oito. As provas são irrefutáveis. Será um fato inédito na História do Brasil. Exemplo global.
É INCONSTITUCIONAL
Certeira e coerente, a análise de Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria, de que o indulto prometido a Bolsonaro por Tarcísio, se eleito presidente da República, “é golpismo de marcha a ré”. Tem mais, do ponto de vista legal é considerado inconstitucional indultar quem cometeu crime contra o Estado democrático de direito. Ou seja, o STF tem poder de anular.
ESTÁ ENCURRALADO
Bolsonaro está naquela de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Mesmo que consiga eleger um capacho presidente, tipo Tarcísio, para salvá-lo, o STF anula por ser inconstitucional indulto para crime contra a democracia. Se o Congresso aprovar anistia, o Supremo também recusa, pois o Legislativo não tem poder para revisar decisões do Judiciário. Sem escapatória.
AGONIA IMPERIAL
"Os EUA sofreram de uma ilusão de que liderariam o mundo sozinhos, uma intoxicação na mente das elites de Washington, muitos deles tolos e desagradáveis. Não anteciparam nada, como a ascensão da China". A declaração do economista liberal estadunidense Jeffrey Sachs traduz bem o desespero do establishment norte-americano com o ocaso do império.