COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SINTONIA FINA
As pesquisas comprovam que a maioria da população é contra anistia, reconhece que Bolsonaro liderou a trama para golpe de Estado e quer ver os golpistas na cadeia. Pois é, embora não deva se guiar pela opinião pública, pois existe para fazer cumprir a Constituição, o STF, ao condenar os réus conspiradores, também atendeu a vontade popular. Bom para a democracia.
ALTERA NADA
Tudo que está acontecendo após a condenação dos líderes da trama golpista, como as novas ameaças de Trump de mais sanções contra o Brasil, a intensificação dos ataques ao STF e das pressões para a aprovação da anistia, já era esperado. São problemas, claro, mas nada que possa anular o julgamento. Bolsonaro e demais condenados irão para a cadeia. Ponto final.
SEM ANISTIA
As reacionárias bancadas da bala, do boi e da bíblia, mais os invertebrados do Centrão, motores da extrema direita no Legislativo, vão pressionar de todas as formas, fazer ameaças e chantagens, mas os presidentes da Câmara, Hugo Motta (PR-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), dificilmente irão pautar a anistia. É inconstitucional. Seria uma tremenda irresponsabilidade.
INFELIZ ESCOLHA
Embora muita gente saiba, é sempre bom repetir, publicamente, em alto e bom som, como fez o jornalista Breno Altman, que “Fux não traiu, ele sempre foi de direita”. Isto mesmo, o ministro, indicação infeliz de Dilma ao STF, virou lavajatista, votou pela prisão de Lula sem provas e agora serviu ao golpismo ao tentar salvar Bolsonaro da condenação. Fica só nisso não.
BRASIL LEGAL
A determinação do STF como guardião da Constituição, o consenso formado na maioria das classes dirigentes de romper o velho vício golpista das elites e a condenação dos réus permitem predizer uma nova era, promissora, para o Estado democrático de direito no Brasil. Porém, como a História não é retilínea, manter a legalidade exige atenção plena das forças progressistas.