Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

PESADELO AMBIENTAL

É ultraliberalismo ao estilo das obtusas elites nativas, a decisão do Congresso Nacional de derrubar 56 vetos do presidente Lula ao novo licenciamento ambiental, o qual, para atender os interesses da bancada ruralista, permite plena devastação, sob o cínico argumento de “destravar investimentos”. Dane-se o meio ambiente. O lucro acima da vida, do clima, das pessoas.

 

SEMPRE CRETINOS

A derrubada dos vetos presidenciais ao marco do licenciamento ambiental, seis dias após o encerramento da COP30, realizada no Brasil, parte exatamente dos mesmos parlamentares que tanto atacaram a conferência climática da ONU, fizeram de tudo para desqualificá-la e consideram defesa do meio ambiente como “coisa de comunista”. Os bolsonaristas, óbvio.

 

CONTINUA TÓXICA

Só mesmo muita ingenuidade ou cretinice para negar que os bolsonaristas, o Centrão, as bancadas do boi, da bala e da bíblia sejam inimigos do meio ambiente. A oligarquia rural, hoje travestida de agro, continua tóxica para a democracia, para a civilidade. Não em vão aprovou a PEC da bandidagem, insiste em sustentar Bolsonaro e querer anistia para golpistas.

 

FESTA DEMOCRÁTICA

Basta conferir, as pessoas que criticam as comemorações ocorridas no Brasil pela prisão de Bolsonaro e militares são todas, sem exceção, de extrema direita, bolsonaristas que iam para a praça pedir ditadura, AI-5 e agora recorrem ao “mimimi”, para usar a linguagem deles próprios. Colocar as elites no banco dos réus é um fato histórico. A festa é da democracia.

 

MANTER CONQUISTAS

Indiscutivelmente, condenar e prender um ex-presidente de direita, generais, almirante e empresários por trama golpista foi um grande avanço para o Estado democrático de direito no Brasil, onde as elites sempre gozam da impunidade, enquanto pobres e pretos vão para a cadeia. Agora, para reafirmar os novos paradigmas, é decisivo reeleger a democracia social em 2026.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE