Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

ÊXITO DEMOCRÁTICO

Sem projeto nem discurso, movida exclusivamente pelo lucro a qualquer custo, inclusive pela entrega da riqueza nacional, a extrema direita, com o apoio da direita sem vergonha, que de liberal não tem nada, aposta na crise institucional permanente para se manter no protagonismo político-eleitoral. Felizmente, a resistência democrática tem conseguido derrotá-la.

 

MELHOR REMÉDIO

A democracia social tem de manter atenção plena para evitar surpresas, trairagens e golpes, mas a extrema direita, desmoralizada como se encontra, ainda causa tensão à vida política brasileira com fake news e ataques à institucionalidade, mas hoje está longe de obter êxito em uma possível ruptura institucional. O remédio contra o golpismo é a aplicação da lei.

 

ELEIÇÃO DECISIVA

O povo já percebeu a delinquência da oposição, que se diz patriota, mas apoia as sanções de Trump, fala em Deus, porém prega a morte, exalta a família, no entanto quer matar o trabalhador de fome. Não em vão Lula lidera a corrida presidencial, em todas as pesquisas e cenários. A eleição de 2026 é fundamental para a democracia social neutralizar de vez o fascinazismo.

 

MEIA VERDADE

Como presidente, responsável pela governabilidade, Lula acerta ao elogiar o Legislativo em evento na ApexBrasil, mas diz meia verdade ao afirmar que as matérias econômicas de interesse da sociedade foram aprovadas. O Congresso rejeitou a taxação dos super-ricos, o ajuste fiscal, pirraça na regulamentação da reforma tributária, enfim joga contra a democracia social.

 

PODE MELHORAR

O Judiciário, especificamente o STF, tem sido primordial na defesa da democracia, diante de um Legislativo de maioria golpista. Porém, precisa ser mais rigoroso com seus agentes. Para evitar casos como do desembargador Macário Judice Neto, do TRF2, preso por ligação com o CV, que continuava em atividade, apesar de um passado sujo, inclusive de venda de sentenças.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE