COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
CONTINUE ASSIM
Apesar dos massivos ataques da extrema direita, da criminosa milícia virtual, da enxurrada de fake news, Lula conclui o ano como líder absoluto na corrida presidencial, seja contra Tarcísio, Flávio Bolsonaro ou quem quer que seja, com provável reeleição no 1º turno, como mostram as pesquisas desta semana da Genial/Quaest e Real Time Big Data. Que beleza! Feliz Ano Novo.
MAIS PROVÁVEL
Incrível, a dinâmica da política. Até a semana passada, os bolsonaristas, após aprovarem na Câmara, com apoio do presidente Hugo Motta (PR-PB), o delinquente projeto da dosimetria, que reduz as penas dos golpistas, davam como certa a aprovação também no Senado. Hoje, a rejeição é o mais provável. Os protestos de domingos ajudaram muito a reverter a situação.
PARA TELEGUIADOS
Fora os chamados bolsonaristas “gado”, aqueles que atendem ao apito de cachorro do fascinazismo, não há como apoiar o projeto da dosimetria. Uma imoralidade que fragiliza o Estado democrático de direito no Brasil. Reduzir as penas dos golpista abre espaço para novos golpes e/ou tentativas. A impunidade é o maior incentivo ao crime. A democracia se sustenta na lei.
MARCA REGISTRADA
Os ataques do cantor Zezé Di Camargo ao SBT por ter incluído Lula e Moraes na inauguração do modelo News da TV, expressam fielmente a intolerância e o ódio próprios dos bolsonaristas, da extrema direita nativa, que tanto falam em liberdade de expressão, mas fogem do contraditório e da diversidade como o diabo da cruz. Querem a História em versão única.
BÍBLICO VACILO
Moro e Dallagnol, que se diziam tão religiosos, não deveriam desprezar a citação bíblica de Lucas: “Tudo que o homem faz, secretamente, na escuridão da noite, será claramente revelado à luz do dia”. Pois é, cometeram tantos crimes com a Lava Jato e agora terão de prestar contas à Justiça. Vão acabar presos, juntos com outros delinquentes da tal República de Curitiba.
