COLUNA SAQUE
AUTONOMIA NOCIVA
Se verdadeira, a notícia de que a investigação do escândalo Master começou a partir de denúncia anônima à PF confirma a nocividade da tal autonomia do BC, que só fez ideologizar e enfraquecer tão importante mecanismo de controle. Difícil acreditar que Campos Neto, indicado por Bolsonaro, não sabia das falcatruas do banqueiro bolsonarista Daniel Vorcaro. Conta outra.
REVISÃO URGENTE
Um dos requisitos fundamentais para o aperfeiçoamento e evolução do projeto de democracia social que o Brasil passou a viver após a tragédia bolsonarista é o fim da autonomia do Banco Central. Tarefa dificílima, sem dúvida, mas essencial, pois a política monetária não pode ficar sob controle exclusivo do mercado. Aí é neutralizar a vontade do povo expressa nas urnas.
ATIÇAR TELEGUIADOS
A extrema direita sabia perfeitamente que o STF negaria o novo pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro e só fez para mobilizar a súcia teleguiada, diminuta, mas barulhenta, especialmente nas redes sociais, para reforçar a farsa de que o ex-presidente sofre perseguição política. Não há como permitir a volta para casa de um detento que sempre viola as medidas cautelares.
SEM SUBTERFÚGIOS
Os EUA, o imperialismo, incluindo Europa e Israel, sempre usaram a superioridade militar para saquear as riquezas das nações. Porém, recorriam a subterfúgios. Agora escancarou de vez. Trump confessa, descaradamente, que a invasão da Venezuela visa roubar o petróleo e ameaça fazer o mesmo no Irã. É científico: “A toda ação corresponde uma reação” (Isaac Newton).
COM AUTORIDADE
“Nós temos uma superpotência efetivamente delinquente e que se comporta de maneira delinquente, não respeita regras, não respeita tratados, não respeita o direito internacional e usa a força militar”. A declaração não é de nenhum esquerdista, mas sim do economista Paulo Nogueira Batista Jr., ex-diretor do FMI e autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”.
