Home
>
Artigos

Os desafios do Socialismo de CUBA 2

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ ,Álvaro Gomes fala sobre os desafios do socialismo de Cuba 2.

A penúltima vez que visitei Cuba com uma delegação de deputados, em 2013, pude perceber algumas mudanças, diferentemente de novembro de 1991, onde a situação era de extrema dificuldade e o país atravessava profunda crise em função da ofensiva capitalista que culminou no denominado fim do socialismo real. Cuba crescia do ponto de vista da economia. Era possível observar melhoria geral nas condições de vida da população, comparando com o período especial entre 1990 e 2006.


Nesta viagem com os parlamentares estaduais da Bahia, pude constatar, a partir de conversas com várias pessoas, uma população satisfeita e mantendo o sonho do que foi a revolução cubana de 1959, onde a sociedade conquistou melhoria nas condições de vida e muitos avanços, principalmente, na saúde e educação. Voltei alegre, porém, com algumas dúvidas. Cuba, para sobreviver ao bloqueio dos Estados Unidos, passou a priorizar o turismo e abrir a economia para a iniciativa privada.


Minha dúvida residia e ainda reside em como administrar esse novo momento político, como enfrentar os novos desafios. É importante que a economia cresça, me parece correta a estratégia cubana. Mas, é preciso acompanhar como esse processo vai se desenvolver. É inevitável que a partir desse momento as desigualdades apareçam. 


Qual a solução para manter os ideais da revolução diante de um processo, onde CUBA, além do bloqueio econômico, as redes sociais e, consequentemente, as fake news, estão presentes no país pelo que pude observar?


Pude perceber uma das fake news presente em Cuba. Várias pessoas me falaram que não existe bloqueio econômico, que é discurso do governo, dizem eles: “tanto não existe que 80% da alimentação cubana é fornecida pelos Estados Unidos”. A mentira, além de ter como objetivo desconstruir o principal argumento do governo cubano de que um dos principais responsáveis pela crise econômica do país são os Estados Unidos, ainda passa a ideia inversa de que a fome não é pior porque os americanos alimentam a população cubana. 


Pode parecer absurda esta fake news? Sem dúvida, mas como argumenta Giuliano Da Empoli em seu livro os Engenheiros do Caos, citando Mark Twain, “Uma mentira pode dar a volta ao mundo enquanto a verdade leva o mesmo tempo para calçar os sapatos”.


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ