Home
>
Artigos

Terrorismo climático no Brasil

No artigo, Camilly Oliveira fala sobre o terrorismo climático no Brasil

Os incêndios criminosos que ocorrem no Brasil em meio a uma das maiores secas da história revelam uma estratégia de desestabilização do país que vai muito além da questão ambiental. O Brasil está sob ataque de terrorismo climático, no qual a ação orquestrada quer, além de destruir as florestas, causar caos social e econômico para fragilizar a democracia social. 


Como no 8 de janeiro de 2023, quando a extrema direita fascinazista tentou derrubar a democracia, agora a natureza é alvo da aliança perversa entre o crime e a crise climática. O povo brasileiro é quem sofre as consequências.


A piora do clima tem um impacto direto na saúde pública, na produção agrícola e, principalmente, na biodiversidade, já que afeta as comunidades mais vulneráveis. A sabotagem ambiental é um ataque às florestas, à nação, à economia, à cidadania, enfim ao Brasil e aos brasileiros. 


Combater o terrorismo climático é uma urgência política e social. O Brasil não pode permitir que a destruição do meio ambiente seja usada como arma para promover inPstabilidade política e gerar lucros de criminosos. Cada incêndio criminoso que destrói nossas florestas é um golpe na soberania nacional e o enfrentamento disto é uma questão de sobrevivência.


Quem queima o Brasil não está só destruindo árvores, está atacando o coração da nossa nação. A batalha contra este terrorismo exige um esforço coletivo e contínuo, é a vida que está em jogo.
*Camilly Oliveira é estudante de jornalismo