O Remo na A e o Brasil
No artigo, Gilmar Medeiros fala sobre a subida do Remo para a séria A do campeonato brasileiro e também da conexão com a COP30, em Belém.
A subida do Clube do Remo à Série A tem uma importância extraordinária para o desporto e a cultura nacionais. O acesso foi relevante não apenas para o futebol paraense. Mas também para mostrar ao mundo a riqueza e a pluralidade do futebol brasileiro e, sobretudo, para o Brasil enquanto país continental. Por inúmeros aspectos. Primeiro porque significa a presença da região Norte - historicamente discriminada -, na elite desse esporte.
Depois, porque o Pará é um estado absolutamente merecedor dessa vaga, por ter um povo apaixonado por futebol e dos que mais frequentam estádios do país - conforme os números reiteram. Por fim, a vaga veio coroar sua gente pelo brilho do espetacular evento da ONU que acabaram de sediar, a COP 30, em Belém, revelando para o mundo o respeito e o cuidado do governo do país com o meio ambiente, com o aquecimento global e com os povos da Amazônia. Viva o Remo; Viva o Pará e sua gente; Viva o Brasil.
*Gilmar Medeiros é jornalista
