Banco Santander muda horário de atendimento

A atual gestão do Santander dá a cada dia provas de desrespeito aos funcionários. Sem qualquer consulta aos bancários ou ao movimento sindical, o banco espanhol alterou o horário de atendimento gerencial. 


Os trabalhadores tomaram conhecimento da mudança por meio de um comunicado. O horário de atendimento dos caixas foi mantido entre 10h e 16h. No entanto, o tempo do atendimento gerencial aumentou e passou a ser entre 9h30 e 16h30 nas unidades padrão, das 9h às 17h, nas agências Select e pontos de atendimento (PAs). 


A atitude desrespeita o compromisso assinado pelo Santander de discutir mudanças desta natureza com as entidades sindicais. Vale lembrar que, de acordo com norma do Banco Central, fica estabelecido o horário mínimo de atendimento ao cliente de 5 horas, mas não há definição de horário máximo. Além disso, o artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e a CCT (Convenção Coletiva dos Bancários) especificam a jornada da categoria.


O Sindicato dos Bancários da Bahia não é contra a ampliação do atendimento aos clientes, desde que haja contratação para suprir a demanda. No entanto, a entidade repudia a atitude do Santander de não dialogar com o movimento sindical e promover uma mudança que acarreta em sobrecarga de trabalho aos bancários. Por isso, vai realizar manifestações nas agências em protesto à alteração.