Governo se aproveita para cortar salário do brasileiro

Enquanto o povo está com a mão na cabeça, sem salário digno e sem saber como pagar as contas diante da crise agravada pelo coronavírus, o presidente Bolsonaro edita uma Medida Provisória mortal à boa parte da população brasileira. A MP 927/20 autoriza a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses.


Diferentemente do que vem sendo feito mundo afora, com os países se empenhando em ajudar os trabalhadores, chegando a assumir o pagamento de até 80% dos salários daqueles que ficarão sem trabalhar em decorrência do COVID-19, no Brasil, os interesses econômicos de uma parte diminuta da sociedade falam mais alto. 


De acordo com a MP, válida a partir desta segunda-feira (23/03), o empregador poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial, durante o período de suspensão contratual, com valor definido livremente entre as duas partes, via negociação individual, excluídos a participação dos sindicatos. Nesse período, o trabalhador não terá acesso ao seguro-desemprego.


A única obrigação da empresa será oferecer curso de qualificação online e manter benefícios, como plano de saúde. Mais uma dura sentença aos mais vulneráveis. Além de enfrentar a pandemia do coronavírus e ter de viver com desemprego alto, saúde e educação precárias, o brasileiro vai enfrentar mais uma dificuldade, a de sustentar a família sem salário.