Nas agências, EPIs protegem bancários e clientes

Resultado de intensa cobrança e negociação do movimento sindical com os bancos desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os bancários são essenciais para evitar a contaminação da doença. Proteger a saúde da categoria que está exposta para manter o atendimento aos clientes é prioridade neste momento. 


É de total responsabilidade das empresas disponibilizar os materiais. Mas, os funcionários também têm de usar o EPI para a própria proteção, dos clientes e de familiares. Alguns bancos já disponibilizaram álcool gel, máscaras descartáveis e de acrílico, que são mais eficazes do que as de tecido, pois resguardam os olhos, a boca e o nariz e podem ser higienizadas. 
 

Por ter recebido denúncias que os equipamentos estavam em falta em algumas agências, o Sindicato dos Bancários da Bahia solicitou à direção e superintendências regionais dos bancos máscaras, luvas descartáveis e álcool gel 70% para todos que continuam trabalhando nas unidades.
 

Todo cuidado é pouco, pois o vírus pode permanecer nas cédulas de papel dias após o contato com pessoas infectadas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).