Sem ação do governo, o desemprego dispara

Como o governo tem ficado inerte durante a crise causada pela pandemia de Covid-19, o número de pessoas sem trabalho dispara no país. A taxa de desemprego subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho e atingiu 12,8 milhões de brasileiros. Foram fechados 8,9 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. 


Esta foi a maior taxa de desemprego desde maio de 2017, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal), do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (06/08). O impacto do desemprego não foi pior porque muitas pessoas deixaram de procurar emprego ou simplesmente não estava disponíveis para trabalhar no período da crise sanitária. 


Outro recorde revelado pelo IBGE é o da população desalentada - pessoas que desistiram de procurar emprego. São 5,7 milhões de brasileiros nesta condição. Uma alta de 19,1% (mais 913 mil) em relação ao trimestre anterior. 


No setor privado, os empregados com carteira de trabalho são 30,2 milhões, menor nível da série histórica, representando uma queda de 9,2% (menos 3,1 milhões) na comparação com o mesmo trimestre de 2019.