Patrimônio público em risco com o Renda Brasil

Como se não bastasse a liquidação do patrimônio público, o movimento de empresários e executivos denominados de Convergência Brasil pressiona deputados federais para que os recursos da privatizações comandadas pelo governo  Bolsonaro sejam revertidos para o Renda Brasil.


O grupo composto por milionários brasileiros entregou a 70 deputados e a integrantes do Executivo a proposta que prevê a destinação de 30% dos recursos arrecadados com a venda de estatais e com a economia advinda de uma possível reforma administrativa para o programa Renda Cidadã, que o governo ainda busca recursos para ser viabilizado.


A proposta confirma a intenção do governo em privatizar estatais para agradar o mercado. Outro objetivo é também obter recursos para programas que não possuem fonte orçamentária prevista, já que Bolsonaro precisa de um programa populista com vistas nas próximas eleições, mesmo que com isso acabe com o patrimônio público.


O problema não está no programa de renda, já que pode ser responsável por diminuir as desigualdades sociais do país. A questão é o modo como o governo tem operado, buscando as privatizações como desculpa do financiamento do Renda Brasil, além de querer aplicar uma reforma administrativa que ignora profissionais que com altos salários, para tirar do bolso dos servidores que ganham pouco.