Ligue 180 fortalece o combate ao feminicídio

Criado há mais de 20 anos, o Ligue?180 é um canal essencial de acolhimento, registro de denúncias e encaminhamentos para mulheres em situação de violência.

Por Caio Ribeiro

O governo federal publicou o Decreto nº 12.845, que integra a Central de Atendimento à Mulher “Ligue?180” ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, fortalecendo a rede de proteção e resposta à violência de gênero no país. A medida consolida o serviço como parte central da estratégia de prevenção secundária, ampliando a articulação entre União, estados, DF e municípios.

 

Criado há mais de 20 anos, o Ligue?180 é um canal essencial de acolhimento, registro de denúncias e encaminhamentos para mulheres em situação de violência. Com a atualização, o serviço passa a contar com fluxos mais integrados e mecanismos modernos de acesso, incluindo canais digitais e atendimento 24?h.

 

O Pacto, lançado previamente com a participação dos Três Poderes, tem como foco acelerar medidas protetivas, fortalecer redes de enfrentamento e ampliar ações educativas, reconhecendo que a violência letal contra mulheres é uma crise estrutural que demanda respostas contínuas e coordenadas.

 

A inclusão do Ligue?180 no pacto é um passo relevante na luta contra a violência de gênero e reforça a necessidade de políticas públicas permanentes e integradas, mas sua efetividade dependerá da continuidade de investimentos, qualificação dos serviços e respostas concretas às vítimas em todo o território nacional.