Novos ataques do governo contra bancos públicos 

Sem a mínima preocupação em criar propostas para o enfrentamento da crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus no país, o governo Bolsonaro foca em acabar com o patrimônio nacional.  Analisa a possibilidade de cobrar a devolução antecipada de recursos ao Tesouro do BB, Caixa e BNDES. 


Informações divulgadas na grande imprensa apontam que o governo está em negociação com a Caixa para ver quanto mais empresa pode devolver dos IHCD. A devolução, principalmente agora, pode enfraquecer e descapitalizar as estatais, mas parece que esta é a intenção. 


Os Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida funcionam como um empréstimo sem prazo de pagamento para reforçar o capital de instituições financeiras. Cada nova devolução diminui a capacidade de ofertar novos créditos. 


Prejuízo para a população, que pode se beneficia com os investimentos sociais direcionadas às políticas de saneamento básico, habitação popular e financiamento de material de construção. No ano passado, a Caixa repassou R$ 10,35 bilhões ao Tesouro. Em torno de 25% do valor total dos IHCDs, que somavam R$ 40 bilhões.