Povo quer que a gestão do FGTS continue pela Caixa

Antes mesmo de tramitar no Congresso Nacional, o projeto de lei que retira a exclusividade da Caixa na gestão do FGTS já tem 97% de reprovação popular. O PL 2.995/2020 altera a legislação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para permitir que outros bancos atuem como agentes operadores. Mais um risco para a reserva financeira dos trabalhadores. 


De acordo com a enquete da Câmara Federal, 2,3 mil pessoas discordam totalmente do projeto. Apenas 2% concordam e 1% é contra a maior parte do texto. O grande interesse dos outros bancos em administrar os recursos do FGTS é porque o agente operador recebe remuneração referente à taxa de administração.  


O PL 2.995 ameaça o controle e transparência na administração dos recursos do Fundo. Antes da gestão exclusiva pela Caixa, mais de 70 bancos operavam o Fundo. Acabava com desvios de finalidades, contas fantasmas e falta de controle e transparência sobre o uso dos recursos. Outro perigo são os saques que o governo Bolsonaro tem permitido, que podem resultar na perda da sustentabilidade por conta da quantidade das retiradas.