Bancos públicos comprovam importância na pandemia

Em meio à pandemia do coronavírus, os bancos públicos comprovaram o quanto são essenciais para amenizar os efeitos sociais e econômicos decorrentes da crise de saúde mundial. Economistas e dirigentes sindicais dos bancários discutiram virtualmente, nesta quinta-feira (28/01), no Fórum Social Mundial, a importância das empresas públicas para o fortalecimento da economia nacional.


Somente a Caixa atendeu mais de 100 milhões de brasileiros por meio do pagamento dos auxílios emergenciais. Já o Banco do Brasil foi a instituição financeira que mais concedeu crédito para as micro e pequenas empresas, apesar do governo neoliberal, com forte intenção de desmantelar o Estado e as empresas públicas.


Os bancos públicos têm a capacidade de corrigir falhas de mercado, com investimento nas regiões menos desenvolvidas e na população de renda média e mais baixa. Também são responsáveis por operar grandes políticas sociais, como Minha Casa, Minha Vida e agricultura familiar, além de serem os principais financiadores de longo prazo.


A saída apontada durante o evento é a realização de paralisações dos trabalhadores, além do investimento na defesa das empresas públicas como fundamentais. Outro ponto a ser trabalhado é desfazer a crença na sociedade de que seria o investimento privado responsável por alavancar o desenvolvimento do zero, quando na verdade, é o público.