Bancários devem denunciar assédio moral
O assédio moral é umas das principais causas de adoecimento psicológico entre a categoria bancária, podendo evoluir para consequências mais trágicas, como o suicídio. Os trabalhadores devem estar atentos à prática abusiva dos bancos e denunciar a ação.
Muitos trabalhadores não sabem identificar uma situação abusiva, mas devem se ligar em alguns sinais. O assédio moral é definido como exposição a situação humilhante ou vexatória, de maneira sistematizada ou repetitiva, que afeta a dignidade da pessoa. Também pode ser feito com palavras, gestos ou atitudes que tenham a intenção de ferir a integridade física ou psicológica, degradando a vítima no ambiente de trabalho.
Para ficar mais fácil de identificar o agressor, os trabalhadores devem ter atenção aos gestores que dão instruções confusas ou incompletas que prejudicarão o trabalho, atribuem erros imaginários aos funcionários e fazem críticas maldosas em público. Também se caracteriza como comportamento abusivo menosprezar publicamente o trabalho do outro, além de atribuir a não realização de tarefas como um problema mental ou físico.
O Sindicato dos Bancários da Bahia reforça que a prática é criminosa, deve ser denunciada e investigada. Na pandemia do coronavírus, muitos trabalhadores se queixam da cobrança por metas abusivas, que também é uma forma de assediar. O SBBA repudia duramente a ação dos bancos.