Brasileiros rejeitam a privatização da Caixa

Diferentemente do governo Bolsonaro, que tem promovido desmonte da empresa para poder entregá-la ao mercado privado, os brasileiros sabem e reconhecem a importância da Caixa para o desenvolvimento do país, sobretudo em um momento de crise, como a enfrentada atualmente com a pandemia causada pelo novo coronavírus. Por isso, 44% da população são contra a privatização do banco. 


Pesquisa da Exame/IDEIA mostra que a desestatização da Caixa é a mais rejeitada pela sociedade entre as 10 estatais apuradas no estudo. Mas, é fácil de entender. A instituição financeira realiza o sonho da casa própria de milhões de pessoas, é a principal operadora e financiadora de políticas públicas sociais, maior facilitadora de crédito para os pequenos negócios e crédito habitacional para as famílias de baixa renda.  


Também foi na Caixa, como o trabalho exaustivo dos empregados, que mais de 120 milhões de pessoas prejudicadas pela pandemia conseguiram receber o auxílio emergencial no ano passado e outros benefícios sociais. Pesquisas como essas são extremamente importantes, porque reforçam a luta dos sindicatos na defesa do único banco 100% público e dos trabalhadores e contra a sanha privatista do governo federal.