Bancários lutam por vacinação prioritária 

Trabalhando duro sem parar desde o início da pandemia, os bancários, que estão na linha de frente, continuam lutando para serem incluídos como prioridade nos Planos Nacional e Estadual de Imunização contra a Covid-19. Sete emendas de parlamentares de diferentes partidos, que incluem a categoria no programa nacional de vacinação, aguardam apreciação assim que o texto principal da MP 1039/21 for votado. 


Os bancários prestam serviço essencial à população. Os destaques ao PL 1011/20 também querem incluir os empregados da Caixa na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19, assim como as emendas. O retorno do pagamento do auxílio emergencial no banco só reforça esta necessidade. 


A probabilidade do aumento do risco de contágio com o maior fluxo de pessoas nas agências é evidente. O benefício deve ser pago a 46 milhões de beneficiários este ano. Com a falta de planejamento do governo, filas e aglomerações viraram rotina na porta das unidades bancárias. A exposição ao vírus é enorme. O Brasil já possui mais de 380 mil mortos em decorrência do novo coronavírus.


Além de lutar pela vacina dos bancários, os sindicatos querem que os vigilantes e demais trabalhadores das agências também sejam incluídos no plano nacional de vacinação. Os profissionais do setor financeiro se arriscam diariamente para prestar atendimento ao povo e devem ser imunizados o quanto antes para proteger a sociedade.