Notícia

[Número de desempregados deve ser maior ]

Número de desempregados deve ser maior 

Postado dia: 04/05/2021 - 15:35

Como 5,9 milhões de pessoas desocupadas não fizeram parte dos dados oficias de desemprego no Brasil, o número de brasileiros sem trabalhar deve ser maior. O país pode ter, na verdade, mais de 20 milhões de pessoas sem trabalho e não 14,4 milhões como divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada.


Os desocupados não entraram na conta porque o critério para fazer parte das estatísticas oficiais é estar ativamente buscando uma vaga. Nos dados do IBGE, os desalentados somaram 5,9 milhões em fevereiro. O grupo de pessoas que não buscou trabalho foi 26,8% maior do que o registrado um ano atrás. Se comparar com o trimestre móvel encerrado em fevereiro de 2020, houve aumento de 1,259 milhão de pessoas.


Com o governo Bolsonaro, a economia afunda, o desemprego e a fome aumentam. Para completar, a crise sanitária agravou e o governo, ao invés de agir rapidamente, nega a gravidade do cenário. Com medo de ser contaminado, quase 6 milhões não saem para procurar emprego.