Sindicato na luta por direitos, mesmo na pandemia

Com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Feeb (Federação da Bahia e Sergipe) não deixam de lutar pelos direitos da categoria. Mesmo com pressão da Fenaban, e com o caos instaurado pela reforma trabalhista, as entidades continuam trabalhando para que os trabalhadores não sejam prejudicados.


Desde o início da crise sanitária, o Sindicato montou um comitê para negociar protocolos de segurança com os bancos, preservando a vida dos bancários. Também foi conquistado, em meio ao período crítico, a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) por dois anos, sendo uma das poucas categorias no país a ter aumento acima da inflação.


O desafio travado agora é a vacinação prioritária dos bancários, que prestam serviços essenciais, inclusive o pagamento do auxílio emergencial. Graças aos esforços do Sindicato, foi marcada uma reunião com o Ministério da Saúde para debater a inclusão da categoria no PNI (Plano Nacional de Imunização).


A atuação do SBBA e da FEEB garantiram também o cancelamento de mais de 20 demissões no Itaú e de 25 no Bradesco, além da realização de visitas por cobrança do cumprimento do protocolo de Covid-19 e manifestações com denúncias de gestores abusivos. Tomando todos os cuidados necessários, os diretores continuam visitando as unidades, na capital e no interior, ouvindo as demandas da categoria, se fazendo presente mesmo na crise.