SBBA repudia ataques à docentes da Escola Thales de Azevedo
Em um ataque organizado por grupos de extrema direita, professores da Escola Estadual Thales de Azevedo foram intimidados e coagidos quando propuseram algumas atividades aos estudantes, sendo acusados de tumultuar as aulas. O Sindicato dos Bancários da Bahia repudia totalmente a ação, prestando toda solidariedade aos trabalhadores que lutam diariamente para construir uma sociedade mais justa, por meio da educação.
Os professores foram perseguidos por uma estudante por apresentarem temática nas aulas referentes a questões de gênero, racismo, assédio, machismo e diversidade. Anteriormente, em um seminário online promovido pela escola, alunos e familiares já haviam atacado os docentes e palestrantes.
É inadmissível a perseguição aos professores por grupos de extrema direita, que desrespeitam e ferem a liberdade. As ações praticadas na Escola Thales de Azevedo devem ser coibidas para que novas atitudes não sejam espalhadas, já que o ambiente escolar deve ser preservado das divergências políticas, evitando a disseminação de fake news e discussões acirradas e desrespeitosas.
A APLB-Sindicato (Associação dos Professores Licenciados do Brasil) está prestando todo o apoio jurídico e emocional aos professores que sofreram o ataque. O grupo agora irá se articular para denunciar nos veículos de comunicação e nas Casas Legislativas, como Câmara de Vereadores e Assembleia Estadual.