Prefeitura erra e diz que IPTU poderia ser mais caro

Nesta sexta-feira (14/01), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, declarou que o IPTU poderia ser ainda mais caro. Amparado na lei em que determina a atualização da planta genérica da cidade, argumentou que o imposto seria mais elevado, se atualizasse, e simplesmente culpou a inflação pelo aumento de 10,74%, além de 50% da TRSD (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares).


O que esqueceu de dizer ou simplesmente ignora é que em 2013 a planta genérica foi atualizada, supervalorizando a avaliação de imóveis bem acima do valor real de mercado. O resultado foi o crescimento exponencial do tributo ao longo dos anos, gerando prejuízo para a população da cidade.


Outro ponto questionável é o aumento de 50% da TRSD, bem acima da inflação. Além disso, a Prefeitura não apresenta nenhuma alternativa para corrigir as distorções que fazem com que moradores de um mesmo condomínio paguem IPTU até 7 vezes mais caro do que os vizinhos.


O vereador e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, lembra que a injustiça foi criada na gestão de ACM Neto e até hoje a Prefeitura não teve a sensatez de fazer a correção. O vereador tem lutado para corrigir as distorções do IPTU, para que os cidadãos da cidade possam pagar de forma justa o imposto.