Sindicato acompanha cumprimento da liminar e agências do Santander não abrem

O Sindicato dos Bancários da Bahia impediu mais um ataque do Santander aos direitos dos trabalhadores. Graças à liminar obtida pela entidade, nesta sexta-feira (21/01), o banco espanhol foi proibido de abrir as agências tanto neste sábado (22/01) como nos seguintes. Vitória.


Para acompanhar e garantir o cumprimento da decisão judicial, os diretores do SBBA estiveram presentes nas unidades bancárias do Santander neste sábado. Um oficial de Justiça vai notificar o banco, caso encontre algum gerente nos locais.


A liminar barrou o Santander, que queria acabar com o direito de descaso da categoria no fim de semana e feriado, garantido pelo artigo 224 da Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 


Vale lembrar que no início da semana a empresa pegou todos de surpresa e comunicou a abertura de todas as 3 mil agências do país neste sábado (22/01) sem negociar com o movimento sindical. No entanto, a força da ação do Sindicato, cujo o advogado responsável foi João Porto, garantiu o respeito à jornada de trabalho dos empregados do banco. 


Além de desrespeitar os funcionários, o Santander ignora o alto índice de contaminação pela Covid-19.  Como se não bastasse tentar descumprir a cláusula do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) - que trata do trabalho aos finais de semana -, o Santander tenta transferir a responsabilidade ao Sindicato com um cartaz informativo aos clientes. O SBBA luta pela proteção da categoria.