Conta de luz deve subir em todo o país, de novo  

Mais um aumento na tarifa de energia elétrica deve atormentar os brasileiros. De acordo com a TR Soluções, a previsão é de que em média no país o reajuste chegue a 12%, quase 4 pontos percentuais acima do reajuste do ano passado, que foi de 8%. 


O cálculo não leva em conta os impactos dos impostos e nem a bandeira tarifária. Entre as regiões do país, o Nordeste deve ter a maior alta, de 17%. O equivalente a praticamente 10 pontos percentuais acima do ano anterior. Entre janeiro e abril, as distribuidoras das regiões foram destaques em aumentos. Na Bahia, chegou a 20%. 


No levantamento, o Sudeste aparece em segundo lugar no ranking de altas na conta de luz, com aumento médio de 13%. No Norte, o reajuste será de 10% e Centro-Oeste de 9,5%. Enquanto o Sul terá o menor reajuste, de 3%. 


O custo de energia no Brasil, em relação à renda per capita, é o segundo maior do mundo. Mas, a conta de luz pode ficar ainda mais cara já que o TCU (Tribunal de Contas da União) pode aprovar a privatização da Eletrobras.