Manifestações pautam valorização do emprego bancário 

Os bancários estão trabalhando no limite. O caos muitas vezes é visível nas agências. São guichês vazios pela falta de funcionários, longas filas e demora no atendimento. Impossível o trabalhador dar conta de tanto serviço sem adoecer, mas o lucro dos bancos só aumenta, enquanto unidades e postos de atendimento são fechados e empregados são demitidos. 


As manifestações da campanha salarial realizadas pelo Sindicato da Bahia percorreram a região da Pituba, em Salvador nesta terça-feira (26/07), e ressaltaram a defesa do emprego e da valorização da categoria. Só na pandemia de Covid-19 cerca de 15 mil bancários foram colocados para fora. 


Para piorar a situação da categoria e clientes, Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e BB fecharam 4.300 agências físicas nos últimos cinco anos. De março de 2021 a março de 2022, Bradesco, Itaú, Santander e BB encerraram as atividades de 1.007 unidades para focar no atendimento virtual.

 

A luta do Sindicato é pela valorização do emprego bancário e, consequentemente, pela contratação de novos empregados, com reajuste salarial com aumento real de 5% nos salários e demais verbas econômicas.