Redução da Selic é primordial para o país crescer

Reduzir a Selic é essencial para o país voltar a crescer. Esse é o entendimento de quase todo mundo, menos do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que insiste em boicotar a nação

Reduzir a taxa básica de juros é essencial para o país voltar a crescer, com geração de emprego e distribuição de renda. Esse é o entendimento de quase todo mundo, menos do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que insiste em boicotar a retomada do desenvolvimento nacional. 


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), inclusive engrossou o tom. Disse que o BC não tem “poder absoluto” e precisa “promover a redução gradativa da taxa básica de juros”. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, a maior taxa de juros reais do mundo.


Segundo o senador, o Banco Central tem de se comprometer com o bem-estar da população e o pleno emprego. O movimento sindical tem chamado atenção para a importância em reduzir a Selic há muito tempo. 


Manter a taxa em nível tão alto só beneficia o rentismo e os especuladores. Enquanto milhões de pessoas seguem na fila à espera de emprego que nunca chega e outras milhões estão endividadas, cortando tudo, inclusive comida, para sobreviver.