Pequenos negócios sofrem com os juros do BC

As pequenas empresas no Brasil sentem com a manutenção, por parte do Banco Central, da taxa básica de juros elevada, em 13,75% ao ano. Cerca de 30% estão com dívidas, segundo o Sebrae

As pequenas empresas no Brasil sentem com a manutenção, por parte do Banco Central, da taxa básica de juros elevada, em 13,75% ao ano. Cerca de 30% estão com dívidas, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).


Entre os microempresários, de cada 10, seis funcionam com mais de 30% das receitas para o pagamento de dívidas. Ao destinar uma porcentagem considerável do caixa para juros, os pequenos empresários têm menos recursos disponíveis para investir em melhorias. 


O cenário mostra como os juros altos se tornaram um entrave significativo para a retomada do desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas. Além disso, a dificuldade de acesso ao crédito, fazem com que 73% fujam de novos empréstimos. É importante lembrar que os pequenos negócios são essenciais para a economia e a geração de empregos, e a redução dos juros é um passo crucial para a mudança.