Seminário discute comunicação e defesa da democracia

O evento será no auditório do COI da SSP (Secretaria da Segurança Pública), no CAB (Centro Administrativo da Bahia). A proposta é debater a conjuntura política atual do país, as ameaças à democracia e os desafios da comunicação

Com o tema Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia, o seminário, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, acontece nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/06). O evento será no auditório do COI da SSP (Secretaria da Segurança Pública), no CAB (Centro Administrativo da Bahia).


A proposta do seminário, que conta com o apoio do governo da Bahia, é debater a conjuntura política atual do país, as ameaças à democracia e os desafios colocados no campo da comunicação. Além do combate à desinformação, a necessidade da regulação das plataformas e comunicação pública.


O tema é de extrema importância, sobretudo depois de quatro anos de violência contra jornalistas e de ataques à liberdade de imprensa e de expressão no último governo. Por conta disto, é o momento de discutir experiências e estratégias para uma mídia mais diversa e plural, assim como defender a democracia em um Brasil me reconstrução. 
  

Confira a programação:
- Nesta quinta-feira (01/06) – 18h – Conjuntura e luta de ideias na sociedade
Cynara Menezes – jornalista e editora do blog Socialista Morena
Leandro Fortes – jornalista, professor e escritor
Laurindo Lalo Leal Filho – coordenação do Barão de Itararé

- Nesta sexta-feira (02/06) – 9h – Redes digitais, fake news e a regulação das plataformas
Nina Santos – Coordenadora do *desinformante, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretora da Aláfia Lab
João Brant – Secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República do Brasil.
Orlando Silva - deputado e relator da PL das fake news (PL 2630)

-  14 h – As prioridades da comunicação pública
Guia Dantas – Assessora Especial de Comunicação do Rio Grande do Norte
André Curvello – Secretário de Comunicação da Bahia
Hélio Doyle – presidente da Empresa Brasil de Comunicação