Cresce número de crianças sem alfabetização no país

Apenas 4 em cada 10 crianças do segundo ano do fundamental estavam alfabetizadas em 2021, aponta levantamento do Inep. Em 2019, de cada 10 crianças, seis estavam alfabetizadas

A alfabetização é uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças, pois é a base para todas as aprendizagens futuras. Mas, infelizmente, apenas 4 em cada 10 crianças do segundo ano do fundamental estavam alfabetizadas em 2021. 


Os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram um cenário preocupante. Em 2019, de cada 10 crianças, seis estavam alfabetizadas. A queda compreende justamente o governo Bolsonaro.  


Os números deixam claro a necessidade urgente de investimento em políticas públicas efetivas voltadas para educação. O que não ocorreu com Bolsonaro. Pelo contrário. Vale lembrar que em 2019 houve um contingenciamento de verbas que afetou diversas instituições de ensino.


O governo congelou ainda os recursos outras vezes, comprometendo o ensino, inclusive o funcionamento das universidades e instituições federais. Para tentar reverter o quadro, o governo Lula deve lançar em breve um pacto nacional pela alfabetização de apoio e fortalecimento na questão da formação, qualificação, de material didático.