Aumento de 61% de queixas sobre o consignado
Os dados da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) reforçam que é preciso mais rigor das empresas do sistema financeiro no combate às fraudes contra os cidadãos, que pagam taxas e tarifas caras pelos serviços bancários. As queixas sobre crédito consignado subiram 61% nos primeiros quatro meses de 2025 em relação a igual período de 2024.
Por Ana Beatriz Leal
Os dados da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) reforçam que é preciso mais rigor das empresas do sistema financeiro no combate às fraudes contra os cidadãos, que pagam taxas e tarifas caras pelos serviços bancários. As queixas sobre crédito consignado subiram 61% nos primeiros quatro meses de 2025 em relação a igual período de 2024.
Os registros na plataforma consumidor.gov.br subiram de 3.216 para 4.504. As reclamações envolvem bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito. Também aumentou a quantidade de queixas, de 3.216 para 4.505, relacionadas à cobrança por serviços ou produtos não contratados.
A principal insatisfação é a não entrega de contratos, com 5.838 denúncias, seguida de problemas com o cálculo de juros e saldo devedor (2.645) e dificuldades para obter boletos de quitação ou informações sobre cálculos (2.347).