Interesse oculto na tentativa de venda da Loteria 

A denuncia não é em vão. Os empregados da instituição já assistiram processos semelhantes e sabem os interesses do trás. Foi o caso da Caixa Seguridade. Vale destacar que 40% do lucro das Loterias são destinados a investimentos na saúde, educação, esporte, cultura, seguridade social. Áreas essenciais no combate à desigualdade.

Por Redação

É de causar muita estranheza a tentativa de transferência das Loterias Caixa para uma empresa subsidiária, sem qualquer discussão com a sociedade. Sobretudo, por se tratar de um braço rentável do banco, fundamental na execução de políticas públicas.


O alerta foi dado pelo vice-presidente da CTB Bahia, Emanoel Souza, durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (03/04). “O que a direção da Caixa tenta fazer é uma manobra ardilosa para abrir o capital das Loterias ao mercado. O presidente Lula precisa fazer esse debate”, concluiu.


A denuncia não é em vão. Os empregados da instituição já assistiram processos semelhantes que não melhoraram em nada a agilidade dos processos. Pelo contrário. Dão mais trabalho. Foi o caso da Caixa Seguridade, hoje administrada por uma empresa terceira. 


Vale destacar que 40% do lucro das Loterias são destinados a investimentos na saúde, educação, esporte, cultura, seguridade social. Áreas essenciais no combate à desigualdade.


Não para por aí. A rede de Loterias conta com mais de 13 mil unidades com serviços bancários que atendem a quase todos os 5.565 municípios do país. Solicitada pelos deputados Erika Kokay (PT/DF) e Tadeu Veneri (PT/PR), a audiência contou com representantes de diversos segmentos dos trabalhadores. Importante lembrar ainda que o debate só foi possível depois que o conselheiro Antônio Messias fez a denúncia.