A importância da liberdade sindical e da negociação coletiva
A campanha Maio Lilás, do Ministério Público do Trabalho, chama a atenção para pontos fundamentais como a liberdade sindical e a negociação coletiva.
Por Ana Beatriz Leal
Ter consciência de classe, ciência dos direitos garantidos pela Constituição federal, por convenções internacionais e, principalmente, saber da importância dos sindicatos. São questões primordiais para os trabalhadores. A campanha Maio Lilás, do Ministério Público do Trabalho, chama a atenção para pontos fundamentais como a liberdade sindical e a negociação coletiva.
A medida, que visa conscientizar empregadores, empregados e sociedade, joga luz sobre o combate às práticas antissindicais, como a obstrução da atividade sindical dentro dos locais de trabalho e a promoção de um diálogo social equilibrado entre patrões e trabalhadores.
A partir da Recomendação nº 1/2018 do Ministério Público do Trabalho, que orienta as empresas a respeitarem a atuação sindical e a garantirem o pleno exercício da liberdade de associação, a campanha ganhou força.
Recentemente, o MPT lançou a nova edição da HQ MPT em Quadrinhos, que aborda atos antissindicais e o rebatimento nos direitos de trabalhadores. Para conferir a publicação basta clicar AQUI.