Bancos no top 1 dos réus da Justiça

Levantamento realizado pelo Jusbrasil indica que os bancos somaram impressionantes 1,2 milhão de processos entre janeiro de 2023 e maio de 2025. Os números indicam que o setor negue no topo de ações judiciais movidas por consumidores brasileiros, escancarando total desrespeito à nação.

Por Redação

Levantamento realizado pelo Jusbrasil indica que os bancos somaram impressionantes 1,2 milhão de processos entre janeiro de 2023 e maio de 2025. Os números indicam que o setor negue no topo de ações judiciais movidas por consumidores brasileiros, escancarando total desrespeito à nação.

 

 
O estudo abrange os estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia, e confirma um padrão recorrente de descaso das organizações financeiras. Por mais de uma década, o comportamento negligente do sistema bancário não apenas se mantém, mas se consolida como uma estratégia: aguardar que as demandas dos brasileiros cheguem ao Judiciário. 

 


Isso é mais vantajoso do que reformular políticas internas e resolver as questões de forma preventiva. O que é, no fundo, uma demonstração de que o sistema financeiro prefere manter o descaso, ao invés de tratar com seriedade e respeito as questões que surgem no cotidiano dos clientes.

 


Em muitos casos, o primeiro passo do consumidor é tentar resolver a pendência diretamente com o banco. No entanto, a tentativa frequentemente se revela improdutiva. O descaso se repete com os bancários, que, além de enfrentarem condições de trabalho precárias, também ficam à mercê de um sistema que negligencia demandas essenciais, como a saúde dos trabalhadores do setor.