Definir ações contra terceirização no Santander

O encontro é fundamental para analisar o cenário econômico e o papel do sistema financeiro, cada vez mais concentrado e voltado apenas para a lógica de lucro.

Por Julia Portela

Nesta quinta e sexta-feira, funcionários de todo o país se reúnem em São Paulo, no Encontro Nacional dos Funcionários do Santander. O evento, que acontecerá no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, contará com a participação do Sindicato dos Bancários da Bahia.

 


O encontro é fundamental para analisar o cenário econômico e o papel do sistema financeiro, cada vez mais concentrado e voltado apenas para a lógica de lucro. Também será espaço para definir estratégias de enfrentamento aos ataques do Santander, banco que, apesar de acumular lucros bilionários, insiste em impor sobrecarga, metas abusivas, demissões, terceirização e precarização das condições de trabalho.

 


O objetivo é construir um plano de luta unificado que fortaleça a mobilização em todo o país. As atividades não se limitam à mesa de negociação. É fundamental abrir caminho para transformar as indignações em ações organizadas, capaz de frear retrocessos e conquistar avanços reais.

 


A luta, no entanto, não se restringe às fronteiras nacionais. O Santander é um banco global e a política de exploração se repete em diferentes países. Por isso, o encontro também destacará a importância da articulação internacional entre trabalhadores, fortalecendo redes de solidariedade e troca de estratégias para pressionar o banco em nível global.