Falta de confiança no ambiente de trabalho

O temor de ser considerado incompetente faz com que empregados escondam dúvidas, engulam desconfortos e até finjam concordar para não parecerem resistentes e serem mal vistos. O silêncio também adoece. 

Por Ana Beatriz Leal

À primeira vista, o silêncio no ambiente de trabalho pode ser imprescindível, mas nem sempre positivo. O ambiente silencioso, muitas vezes, esconde o medo de represálias e julgamentos. Quando não há espaço para dizer o que sente, o trabalhador adoece calado. 

 


O temor de ser considerado incompetente faz com que empregados escondam dúvidas, engulam desconfortos e até finjam concordar para não parecerem resistentes e serem mal vistos. O silêncio também adoece. 

 


De acordo com Censo de Saúde Mental da Vittude, 31% da força de trabalho brasileira apresenta presenteísmo. Ou seja, pessoas que comparecem ao trabalho com a capacidade produtiva reduzida por problemas de saúde, inclusive mental.

 


Segundo especialistas, as disfunções que prejudicam resultados estão ligadas à falta de confiança, que dá margem ao medo do conflito e do debate. Os problemas são silenciados e transformados em crises maiores. A segurança psicológica é a chave para evitar o ciclo.