Brasileiros temem golpes bancários pela internet
Ano passado 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes digitais. O índice equivale a mais de 40,86 milhões de indivíduos.
Por Itana Oliveira
O bônus da digitalização vem atrelado ao ônus da exposição de dados pessoais, especialmente quando se trata de informações financeiras. Ano passado 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes digitais. O índice equivale a mais de 40,86 milhões de indivíduos. O fato traz consequências. Pesquisa feita pela EXA, empresa de soluções digitais, mostrou que 64% da população temem a divulgação de dados on-line.
Dentre os 1.545 entrevistados, 40% afirmaram já terem sido vítimas de golpes financeiros e envio de documentos pela internet. Outros 62% se preocupam com o compartilhamento de dados como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).
Desta forma, a busca por proteção se torna essencial nos atributos oferecidos pelos bancos, ainda que esses sejam, muitas vezes, omissos na solução de golpes, ou até mesmo facilitem a ocorrência ao negligenciar padrões desconhecidos nos aplicativos bancários.