Governo faz por merecer e povo confia
Estudo publicado este mês pela OCDE mostrou saltos significativos da confiança do povo no projeto de democracia social do governo Lula.
Por Itana Oliveira
Estudo publicado este mês pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostrou saltos significativos da confiança do povo no projeto de democracia social do governo Lula.
Os números não se referem à popularidade política e são específicos: no serviço público, o índice subiu de 24% para 41%. Em relação ao acesso a benefícios sociais, o crescimento foi de 33% para 48%, enquanto a confiança no sistema eleitoral chegou a 48%, o maior da América Latina.
Claro que as atuais iniciativas que beneficiam o povo predominam nos resultados da pesquisa, no entanto, o respiro do povo depois de quatro anos de desgoverno Bolsonaro também pode ser sentido.
Incentivo ao emprego e à renda são algumas das principais ações que afetam diretamente a população. A expressiva preocupação com o meio ambiente e com a conservação dos direitos dos povos originários também pesam na hora de opinar, além da movimentação que o presidente tem feito recolocando o Brasil no centro do mercado internacional e reafirmando a soberania brasileira diante do mundo.
