Brasil vai às ruas, domingo, contra o PL da Dosimetria
Movimentos sociais, centrais sindicais e entidades estudantis convocam para o domingo (14/12) uma série de manifestações em defesa da democracia e contra o Projeto de Lei nº 2.162/2023, chamado de PL da Dosimetria.
Por Rose Lima
Movimentos sociais, centrais sindicais e entidades estudantis convocam para o domingo (14/12) uma série de manifestações em defesa da democracia e contra o Projeto de Lei nº 2.162/2023, chamado de PL da Dosimetria. O texto aprovado na Câmara no calar da madrugada abre caminho para livrar corruptos, criminosos e responsáveis pelos ataques à ordem democrática.
A proposta, agora no Senado, reduz prazos de progressão de pena e flexibiliza punições para crimes como atentados ao Estado Democrático de Direito. Na prática, beneficia condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, além de alcançar pessoas investigadas ou punidas por delitos graves, incluindo pedófilos e feminicídas.
Em Salvador, o ato acontece com saída do Morro do Cristo, a partir 10h, em direção ao Farol da Barra. Na capital baiana, a manifestação inclui ainda denúncia contra o feminicídio. O Brasil é o 5º país em mortes violentas de mulheres em todo o mundo, segundo o segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses, aponta o Mapa Nacional da Violência de Gênero. No ano passado, 1.459 foram casos no país. Em média, cerca de quatro mulheres foram assassinadas por dia em 2024 em razão do gênero.
