Presente na rede, ausente na vida
Essa desilusão pode ocorrer porque muitas vezes a internet é usada como uma válvula de escape da realidade.
Por Tailane Adan
Phubbing, o nome pode ser estranho para alguns, mas significa uma ação cada vez mais comum em uma sociedade em ritmo de digitalização alucinantemente. Enquanto a tecnologia segue em avanço, as relações sociais parecem entrar desmoronar.
Phubbing, um termo inglês que significa ignorar pessoas socialmente para prestar atenção no celular, é um problema comum principalmente da geração Z, que hipervaloriza a conexão nas redes sociais, enquanto, enfraquece o vínculo real.
Essa desilusão pode ocorrer porque muitas vezes a internet é usada como uma válvula de escape da realidade. As pessoas têm medo de perder as últimas atualizações das redes, entretanto, perdem o mais importante, o compartilhamento de vivências reais.
O celular e a tecnologia como um todo devem ser usados como um potencializador da comunicação, e não para substituir as relações pessoais. Estudos apontam que a interação social é de extrema importância para prevenir a depressão, a ansiedade, e afirmar a construção da cidadania e o aperfeiçoamento da civilidade.
