Empregos transformados pela IA
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) estima que quase 30% dos empregos serão profundamente transformados pela IA. Outra observação é que todos os setores serão afetados.
Por Ana Beatriz Leal
Dada como novidade revolucionária, a Inteligência Artificial mudou comportamentos, ideias e, principalmente, o mercado de trabalho. O capitalismo feroz, opressor e cruel tem aproveitado a IA para reduzir custos e lucrar mais. Quer substituir a mão de obra humana por máquinas, que não têm direitos, muito menos encargos trabalhistas.
As transformações são inegáveis e preocupam os trabalhadores e o movimento sindical. A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) estima que quase 30% dos empregos serão profundamente transformados pela IA. Outra observação é que todos os setores serão afetados.
A própria Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já divulgou em levantamento que 74% das instituições apontam a redução de custos e o ganho de produtividade com o uso da IA. Na prática, demissões e fechamento de agências. Pior para bancários e clientes. Atualmente, metade dos bancos já utiliza a Inteligência Artificial em larga escala na análise de crédito. O sinal de alerta já está ligado.
