INSS faz acordo histórico
Até o momento, cerca de R$ 2,9 bilhões foram pagos a cerca de 4,2 milhões de beneficiários que contestaram descontos não autorizados em seus benefícios.
Por Caio Ribeiro
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um programa de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas, considerado o maior acordo administrativo já realizado no Brasil. Até o momento, cerca de R$ 2,9 bilhões foram pagos a cerca de 4,2 milhões de beneficiários que contestaram descontos não autorizados em seus benefícios.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, apresentou o balanço das ações em audiência na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), destacando que o processo de ressarcimento foi antecipado por orientação da Presidência da República e conduzido sem deságio para os segurados.
Como parte das medidas, foram realizadas contestações de ofício para idosos com mais de 80 anos, indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas, ampliando o acesso de grupos mais vulneráveis ao acordo e garantindo que ninguém fique de fora.
O prazo para contestar descontos irregulares e aderir ao ressarcimento segue aberto às pessoas que ainda não solicitaram a devolução dos valores, reforçando a importância de procurar orientação junto ao INSS ou a advogados previdenciários.
