Brasileiros não confiam em bancos
O dado acompanha registros do Procon, que em 2024 recebeu 4.561 reclamações contra bancos, frente a 12.977 no total, quatro vezes mais do que o segundo colocado.
Por Itana Oliveira
Brasileiros desconfiam cada vez mais das instituições bancárias. Entre 2022 e 2025, a estatística saltou de 2% para 10%, é o que aponta pesquisa do portal Mobile Time. O dado acompanha registros do Procon, que em 2024 recebeu 4.561 reclamações contra bancos, frente a 12.977 no total, quatro vezes mais do que o segundo colocado.
As reclamações começam de dentro para fora, o mau tratamento vai desde os funcionários até os clientes. Agências bancárias registram fechamentos em massa, inclusive em cidades que não têm outra alternativa para saques e transações presenciais, fator que afeta trabalhadores e consumidores.
O atendimento através de inteligência artificial é outra razão que afasta o consumidor. Dentre as principais reclamações estão vícios de serviço, práticas abusivas e cobranças indevidas, questões já registradas em 2023, mas que não foram solucionadas, muitas vezes pela inacessibilidade imposta pelo atendimento robótico.
A lista das instituições com mais reclamações, segundo o Procon, em 2024, foram: Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e Mercantil do Brasil.