Inclusão digital avança nas favelas
O governo federal tem concentrado esforços na ampliação da infraestrutura de telecomunicações. Em 2025, um investimento de R$ 2,8 bilhões levou internet de alta capacidade a 3,5 milhões de pessoas em todas as regiões do país.
Por Itana Oliveira
Apesar de a internet parecer integrada à vida da maior parte da população, a exclusão digital ainda atinge milhões de brasileiros. Favelas, periferias urbanas e municípios do interior seguem enfrentando dificuldades de acesso à conectividade de qualidade, fato que reforça desigualdades sociais e regionais.
Para enfrentar esse cenário, o governo federal tem concentrado esforços na ampliação da infraestrutura de telecomunicações. Em 2025, um investimento de R$ 2,8 bilhões levou internet de alta capacidade a 3,5 milhões de pessoas em todas as regiões do país, por meio de recursos Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).
O projeto alcança 1.223 municípios e conta com a participação de 479 provedores regionais de internet, sendo a maioria de pequeno e médio porte. A iniciativa fortalece o ecossistema local de telecomunicações e passa a oferecer mais serviços em regiões que as grandes operadoras não costumavam atender.
Ao todo, estão sendo implantados 12 mil quilômetros de fibra óptica e instaladas 616 Estações Rádio Base com tecnologia 4G e 5G. A ampliação da infraestrutura melhora a qualidade do sinal e expande a cobertura, beneficiando diretamente cerca de 781 mil lares e 680 favelas em todo o país.
Além de ampliar o acesso à internet, a iniciativa contribui para o acesso a serviços essenciais, como educação, saúde, trabalho remoto, empreendedorismo e serviços públicos digitais, e atua na redução das desigualdades regionais e sociais.
