Bolsa família ajuda a reduzir a fome

Os dados apontam que 16% das famílias beneficiárias conseguem sair da insegurança alimentar, enquanto entre aquelas que não recebem o auxílio o índice é de 13%

Por Caio Ribeiro

Estudo do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) confirma que o Bolsa Família é uma política pública eficaz no enfrentamento da fome no Brasil. De acordo com a pesquisa, a entrada das famílias no programa aumenta em 11,2% a chance de superação da insegurança alimentar, percentual que cresce conforme o tempo de permanência no benefício.

 

Os dados apontam que 16% das famílias beneficiárias conseguem sair da insegurança alimentar, enquanto entre aquelas que não recebem o auxílio o índice é de 13%. O resultado evidencia o impacto direto do programa na melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.

 

A análise foi feita a partir do cruzamento de informações do CadÚnico (Cadastro Único) com sistemas de monitoramento da insegurança alimentar, ampliando a capacidade de acompanhamento das políticas sociais. O estudo reforça a importância da manutenção e do fortalecimento do Bolsa Família como instrumento central no combate à fome e à desigualdade no país.