Mais Médicos deve contratar 5.970 profissionais

Depois de quatro anos sendo sucateada pelo governo anterior, a saúde volta ser prioridade no Brasil com lançamento de edital para contratação de 5.970 profissionais para o Mais Médicos

Depois de quatro anos sendo sucateada pelo governo anterior, a saúde volta ser prioridade no Brasil. O Ministério de Saúde divulgou, recentemente, novo edital para contratação de profissionais para o Mais Médicos. No total, são 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas regiões do país. 


Desde a implantação, o programa apresentou melhorias no atendimento prestado à população de extrema pobreza e alta vulnerabilidade. Segundo o Rede Observatório do Programa Mais Médicos, entre 2013 e 2015, o número de consultas nas localidades com profissionais do Mais Médicos cresceu 33%. Ao mesmo tempo, as internações caíram 4%. 


Por outro lado, antes da criação, o levantamento também aponta que cerca de 1.200 municípios enfrentavam a escassez de especialistas, equivalente a 21,6% do total de municípios do país. 


Por isso, a nova versão do programa, relançado oficialmente em março pelo governo Lula, tem o objetivo de voltar a garantir assistência médica para as regiões carentes, priorizando médicos brasileiros com registros no país. As vagas remanescentes devem ser destinadas aos profissionais do exterior ou estrangeiros.