Mais de 70 milhões vivem na pobreza no país

Os dados do IBGE revelam a persistência da desigualdade social gritante no país, pois quase a metade da população vive com uma renda mensal de apenas R$ 665,02. Dinheiro que não dá para nada

A recente Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), traz à tona uma realidade dolorosa e inaceitável: mais de 70 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza. 


Os dados revelam a persistência da desigualdade social gritante no país, pois quase a metade da população vive com uma renda mensal de R$ 665,02, evidenciando a urgência de medidas efetivas para combater a situação e promover uma sociedade mais justa. 


Uma das soluções é o investimento em políticas públicas urgentes, como os programas de transferência de renda. Com o Bolsa Família, por exemplo, a tendência é de que a pobreza e a extrema pobreza caiam em 2023. 


A miséria não pode ser vista como uma mera estatística, mas como a expressão mais cruel das desigualdades estruturais que permeiam a sociedade. Por trás dos números estão milhões de pessoas que lutam diariamente para sobreviver.