Nova diretoria do SBBA: Conquistar o poder político

Os desafios que se colocam para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia - 2023 a 2027 -, empossada na noite de quinta-feira (01/06), em cerimônia de gala, no auditório Mercado Modelo do Hotel Mercure Salvador.

Os desafios que se colocam para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia - 2023 a 2027 -, empossada na noite de quinta-feira (01/06), em cerimônia de gala, no auditório Mercado Modelo do Hotel Mercure Salvador, podem ser medidos nas palavras do presidente reeleito, Augusto Vasconcelos, de que a tarefa dos trabalhadores não deve se limitar à ação sindical, mas acima de tudo “a conquista do poder político”.

 


Em discurso de pouco mais de meia hora, perante um auditório lotado e atencioso, Augusto Vasconcelos, que também é vereador na Câmara Municipal de Salvador, pelo PCdoB, traçou a trajetória de luta classista do Sindicato, que em 4 de fevereiro completou 90 anos. Destacou a atenção e o compromisso com as questões dos bancários e também do conjunto dos trabalhadores, das mulheres, dos negros, dos povos indígenas, das PCDs (Pessoas com Deficiência), da democracia e dos valores republicanos.


Como explicou, é fundamental, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, que o maior número possível de representantes dos trabalhadores ocupe o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, enfim as instâncias do poder político, para garantir um Brasil centrado na solidariedade, na cidadania e na igualdade de oportunidade.


Lembrou o fundador da entidade, Mutti de Carvalho, a primeira diretora mulher, Alice Bottas, e afirmou que o êxito do Sindicato dos Bancários da Bahia é resultado do empenho não apenas da diretoria, mas também do quadro de funcionários e, principalmente, da participação consciente da categoria nas lutas e desafios que tem enfrentado em nove décadas de história.


Entre o grande público presente, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), dirigentes de sindicatos e associações das mais variadas categorias profissionais. Foi uma noite histórica, que começou com música de Bob Marley falando sobre o amor, sentimento que o Brasil tanto necessita neste momento de negacionismo, fake news e discursos de ódio, exibição de vídeos e, ao final, coquetel de confraternização. Uma posse inesquecível.